A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

Carlos Drummond de Andrade

Quanto mais nos apaixonamos pelo mundo do café mais queremos conhecer os métodos de preparo, a diferença entre os tipos, a regiões produtoras e tudo que cerca essa atmosfera maravilhosa, para tentar ajudar um pouco nessa busca listamos os que consideramos os melhores livros para se entender o café, desde sua história até as mais variadas receitas.

A lista contém somente 5 livros, mas tem mais por ai, quem sabe para um próximo post.

1. O Livro do Café 

O livro escrito por Anette Moldvaer e Laura Schichvarger aborda as origens da bebida, suas espécies e formas de plantio de forma bem abrangente.

Destaque para os tutoriais de diversos modos de preparo do café e o recipiente adequado, além de inúmeras receitas para nos deliciarmos.

Uma delícia de livro para ser apreciado com um bom café.

 

 

 

2. Café com Design

Todos nos encantamos com cafeterias, sua arquitetura com aquele ambiente que nos leva a momentos de contemplação acompanhados de ótimos cafés, é essa atmosfera que Eliana Relvas e Miriam Gurgel nos trazem em Café com Design – A Arte de Beber Café, um livro feito para amantes do cafés, da arquitetura, do design entre tantos outros mundos, uma jóia para os olhos.

 

 

 

3. Sou Barista

O livro Sou Barista faz parte da Série Sou da Editora Senac e aborda diversos aspectos do café em particular a profissão de barista, que com a busca cada vez maior por cafés de qualidade está muito em voga atualmente.

Escrito com extrema competência por Concetta Marcelina e Cristiana Couto possui um glossário com termos utilizados pelos profissionais, técnicas de extração de café além da limpeza das máquinas de espresso.

Livro para amantes do café que queiram conhecer mais sobre essa profissão tão amada por nós.

 

4. Chefs Café

Compondo a série Chefs da Editora Melhoramentos o livro Chefs Café vem nos mostrar que café não é só pra beber não, o livro possui várias receitas de chefs famosos que utilizam o café como ingrediente, desde carnes, massas peixes e até mesmo saladas.

O livro nos traz também uma introdução ao mundo do café contando as transformações sociais associadas a bebida.

Destaco o capítulo onde Isabela Raposeiras da várias dicas e nos mostra como reconhecer cafés especiais, imperdível.

 

 

5. Dicionário Gastronômico. Café com Suas Receitas

Uma verdadeira enciclopédia do café, assim podemos classificar sem exageros o livro Dicionário Gastrônomico. Café com Suas Receitas de Giuliana Bastos, o livro aborda em forma de verbetes os mais diversos assuntos sobre café e ainda nos traz diversas receitas.

Mais uma bela obra para cada vez mais entendermos o café que bebemos.