Estava pesquisando para um post sobre Cantinhos do Café e encontrei esse artigo da Manuela Lopes do SimpliChique, é bem completo e eu pouco poderia acrescentar, então pedi a Manuela permissão para reproduzí-lo aqui na Turma, aproveitem e visitem o SimpliChique, um site de decoração com dicas incríveis e como  a Manu diz “É quase uma apostila virtual que vai lhe mostrar que decorar não é, diferente do que muitos pensam, uma futilidade; é um primeiro passo para melhorar seu bem estar e sua convivência em um determinado espaço.”

Imagem: acervo pessoal

O Café é a segunda bebida mais consumida no Brasil (ainda bem que a água é a primeira, nossos rins agradecem a preferência). E é fato que atualmente as máquinas de café que usam cápsulas estão se popularizando cada vez mais, talvez pela praticidade e pela variedade de cafés que elas preparam. Por isso, estou trazendo várias sugestões de como você pode montar um cantinho do café super charmoso na sua casa.

1 – Destine um lugar só para as cápsulas

Uma boa solução para quem não tem espaço nenhum é usar a parte interna das portas de armários para armazenar cápsulas. Você pode comprar suportes prontos de acordo com sua necessidade. Nesse caso, sugiro que você dê uma pesquisada em comércios populares e até em lojas de materiais para artesanato, porque eles costumam ser bem caros, mas essas são opções muito mais em conta.


Mas existe a opção mais legal: a do faça você mesmo, é claro. Pesquise materiais, planeje seu espaço e ponha as mãos à obra. Os dois modelos abaixo foram feitos usando pequenas canaletas de PVC, aquelas que a gente usa pra esconder os fios pendurados, sabe? Basta medir direitinho o tamanho das suas cápsulas e colar as canaletas na porta de um armário, ou numa plaquinha de MDF e prender na parede. Simples, baratinho e super eficiente.


Se você preferir deixar as cápsulas expostas, escolha um recipiente legal de vidro: um bowl, uma bomboniere ou até um baleiro giratório, que dá uma cara super divertida à decoração. Aí você deixa tudo já pertinho da cafeteira pra facilitar seu trabalho.

2 – Destine um móvel só para seu cantinho de café

Se você é como eu e prefere tirar os apetrechos cafezísticos da cozinha e levá-los para espaços mais sociais de sua casa, aqueles onde a visita pode entrar (tipo as salas de estar e de jantar, as varandas gourmet, sala de tv, tudo que não for área íntima, como os quartos), uma boa sugestão é separar um pequeno móvel só para este fim. E não se restrinja apenas a ele: use as paredes acima para compor um visual bem bacana com prateleiras, ganchinhos, quadros e outros enfeites.

Pode ser um móvel que você já tenha em casa, repaginado ou reformado, mas pode ser um novo também; é seu orçamento que vai definir. Seja como for, além da cafeteira (e das cápsulas, se for o caso), deixe já fácil tudo que você vai precisar: algumas xícaras com pires, colheres, açúcar/adoçante, guardanapos e até uns potinhos com biscoitos, chocolates, petit fours, grissinis e o que mais você quiser oferecer com o cafezinho. Móveis com gavetas são ótimos para ajudar a organizar o cantinho.

Existe a possibilidade de você usar carrinhos, que são aqueles móveis tipo bar com rodinhas. Assim, você consegue levar sua cafeteria ambulante a vários cômodos da casa. Só tome cuidado ao fazer o transporte, porque alguns objetos podem cair e quebrar durante esse deslocamento. E a menos que você use garrafa térmica, lembre-se de deixá-lo sempre perto de uma tomada para poder ligar a máquina.

3 – Destine um canto na sua bancada para seu cantinho de café

Há quem prefira montar o cantinho do café na cozinha, pela praticidade de deixar tudo guardadinho e poder lavar os utensílios logo após seu uso. Sendo assim, você pode manter a cafeteira na bancada sem problema nenhum e deixar próxima uma bandeja com os objetos necessários: as xícaras, colheres, açúcar/adoçante e por aí vai. Pra dar uma graça ao seu cantinho, use elementos decorativos que remetam à bebida: pode ser um pequeno quadrinho, algumas canecas decoradas com o tema ou o que mais você tiver disponível. Um pequeno ramo de flores naturais ou um vasinho com suculentas também são super bem vindos.

BÔNUS! Reaproveite suas cápsulas depois de usadas!

Ô materialzinho versátil de aproveitar! É incrível a quantidade de coisas que a gente pode criar com as cápsulas vazias. Há uns meses atrás, eu ensinei a decorar uma luminária de pisca-pisca com elas. Se você não viu o tutorial, basta clicar aqui.

Mas a variedade de coisas que você pode fazer é absurda! Separei alguns projetos legais para inspirar você a reaproveitar suas cápsulas de café vazias e devidamente higienizadas.

E tem uma infinidade de outras opções (bijuterias, inclusive) que você pode fazer utilizando as cápsulas de café no santo Pinterest. Vale a pena dar uma olhada.

Quem tem cantinho de café bem bonito aí pra nos mostrar?


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!