14 de abril é o Dia Internacional do Café, o café atualmente é uma das bebidas mais consumidas no mundo, onde são servidas diariamente 2 bilhões de xícaras, no Brasil, são cerca 1.200 xícaras consumidas por cada brasileiro ao ano.

O café surgiu na Etiópia e ficou conhecido no mundo através do Egito e da Europa, a origem do nome gera controvérsias, alguns acreditam que derive da palavra Kaffa, que é o local de origem da planta, outros defendem que a palavra café venha da palavra árabe qahwa que significa vinho, devido a sua importância no mundo árabe depois da proibição do consumo de álcool pelos muçulmanos.

A lenda conta que um pastor chamado Kaldi percebeu que suas cabras ao ingerirem determinada fruta ficavam mais espertas, ele experimentou os frutos e sentiu os mesmos efeitos, um monge da região tomou conhecimento do fato e começou a utilizar uma infusão dos frutos do cafeeiro para resistir ao sono durante as orações.

Existem também indícios de que tribos africanas conheciam o café desde a antiguidade e moíam seus grãos para fazer uma pasta utilizada para alimentar os animais e dar maior força aos guerreiros.

O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia no século XVI.

Atualmente o Brasil é um dos maiores exportadores de café do mundo e o café brasileiro é reconhecido por sua qualidade e sabor, o país que tem o maior consumo per capita de café no mundo é a Finlândia.

Aproveite o dia do café, conheça novas maneiras de preparo, sinta novas sensações e beba mais café.

Mais sobre Café:
Curiosidades sobre o café
Versões Divertidas da História do Café
Documentários sobre Café
Lenda do Café
Cafés do Brasil no iPad