Irish Coffee

Café no Mundo
Em 17 de março de 2012
Durante o cafezinho do(a)

Nada melhor para comemorar o St. Patrick’s Day do que um legítimo Irish Coffee, uma das receitas de café mais famosas do mundo, é preparada com café e whiskey irlandês e coberto com uma camada de creme ou chantilly.

A origem da bebida é de 1942, no um bar do restaurante do aeroporto de Foynes, Irlanda. Segundo a lenda, em um dia de mau tempo, um vôo teve que retornar ao aeroporto e todos seus passageiros ficaram esperando o próximo embarque.

O dono do restaurante, Joe Sheridan, resolveu animar as pessoas e esquentá-las, pois é uma região muito fria,  e adicionou uísque ao café. Um passageiro americano questionou “is this Brazilian Coffee?”, e Joe prontamente respondeu, “No, that’s Irish Coffee”, nasceu assim uma bebida forte e amplamente difundida mundo afora.

A receita é bem simples, mistura–se café e whiskey irlândes, que é um uísque normal, recebe esse nome simplesmente por não ser feito na Escócia, que é o único lugar do mundo que faz o Whisky, além do creme de leite batido, pela praticidade alguns bares substituíram o creme de leite pelo chantilly.

Ao final da receita adiciona-se um pouco de açúcar cristal, apesar do tradicional Irish Coffee ser feito com açúcar mascavo de beterraba.Existem algumas variações da bebida como o Kentuck Coffee, onde o whiskey é substituído por uísque bourbon.

A RECEITA

Por Oscar Wilde:
Creme rico como um sotaque irlandês.
Café forte como uma mão amiga
Açúcar tão doce como a língua de um ladino
Whiskey tão suave quanto a sagacidade da terra.

Receita oficial International Bartenders Association

40 ml de whiskey irlandês.
80 ml de café forte quente (de preferência espresso)
30 ml de creme de leite fresco batido ou chantilly
1 colher de açúcar mascavo.

Modo de Preparo

Coloque o açúcar na taça para Irish Coffee, em seguida adicione o Whiskey e complete com o café, deixando espaço para o creme de leite. Mexa bem e deixe a mistura descansar um pouco. Depois adicione o creme de leite batido devagar, de forma que fique separado da bebida, flutuando. O açúcar ajuda para que o creme de leite não se misture ao café. E pronto, você tem um Irish Coffee original.

Tags: ,

Os comentários estão fechados.