Adquiri recentemente uma máquina de café Nescafé Dolce Gusto, depois de pesquisar bastante optei por esse modelo pelo fato de fazer diversos tipos de bebida, sim bebidas, por que a Dolce Gusto não faz somente café.

A máquina tem um estilo futurista e está disponível nas cores vermelho, preto ou branco, que fica legal em qualquer ambiente, possui pressão de 15 bar, o que para uma máquina de utilização basicamente doméstica é bastante aceitável, fazendo um expresso de boa qualidade.

A máquina trabalha com cápsulas, que contém a dose correta para uma bebida, possui opções de água quente e fria, que deve ser escolhida conforme o gosto. Mas por favor, não vá fazer um expresso frio, ok.

A Nescafé Dolce Gusto vem com um kit boas vindas, composto por xícara e pires de porcelana, taça para Latte Macchiato e embalagem com 16 cápsulas de diversos sabores.

No total são 8 tipos de bebidas:

Expresso: Expresso tradicional, é um ótimo café, a pressão de 15 bar garante boa cremosidade e espuma.

Um café expresso (do italiano caffè espresso, frequentemente referido como expresso) é uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Um café expresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e espuma — sua característica mais marcante: a espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do expresso, composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares. (Fonte Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Espresso)

Poema Café Expresso de Cassiano Ricardo, relatando a chegada do Expresso ao Brasil http://turmadocafe.com/cafe-expresso.

Expresso Intenso: Expresso bem mais incorporado e forte que o normal mencionado acima, tem boa cremosidade, pra mim o melhor de todos.

Lungo: O Lungo pode ser tratado como um Expresso “esticado”, é mais suave que o Expresso normal, não faz o meu gênero, pois possui o dobro de água do Expresso para a mesma quantidade de pó de café, mas é uma boa bebida.

Capuccino: Eu adoro Capuccino, e o da Dolce Gusto não deixa nada a desejar, é feito com duas cápsulas, trata-se de um Expresso forte coberto por uma espuma adoçada de Leite.

O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana, já em 1905 que a bebida “cappuccio” deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos. (Fonte Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cappuccino)

Chococcino: Não passa de um chocolate quente, com boa cremosidade, mas aquele chocolate quente da vovó é melhor.

Latte Macchiato: É uma bebida com uma camada de Expresso, leite e uma espuma adoçada, tem um visual bonito, pois os ingredientes não se misturam, formando camadas. É uma boa bebida para aqueles dias chuvosos de inverno acompanhado de um bom livro.

Latte macchiato é um latte (café expresso com leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo) semelhante ao latte original, mas desta feita geralmente servido num copo alongado de vidro, com o café expresso adicionado por cima do leite, “manchando-o” (o macchiato em seu nome). (Fonte Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Latte_macchiato)

Capuccino Ice: Novo lançamento, trata-se de um Capuccino gelado, é feito com água fria e adicionado gelo, ainda não experimentei, to esperando a oportunidade.

Nestea Pêssego: Chá de Pêssego, simplesmente isso.

Avaliação Final: a máquina Dolce Gusto é ideal para casa ou um pequeno escritório, é de fácil limpeza, prática, rápida e faz ótimos cafés, o único porém são os preços das cápsulas no Brasil, que giram em torno de 22 reais a caixa com 16 unidades, lembrando que as bebidas que levam duas cápsulas vem 8 de cada, sendo que na Europa encontramos caixas de cápsulas por um preço em torno de 4,5 euros, que são aproximadamente 11 reais. Infelizmente temos que conviver com essa carga tributária absurda e pagar tudo dobrado sempre.

Maiores Informações: Nescafé Dolce Gusto

Imagens retiradas do site https://www.nescafe-dolcegusto.com.br